Notícias de saúde

Tratamento do vaginismo utilizando parceiro substituto

29 de junho de 2007 (Bibliomed). O vaginismo é um problema que afeta uma pequena parcela das mulheres com vida sexual ativa. Trata-se da ocorrência de contrações na região da musculatura da vagina que impedem a penetração do pênis durante o ato sexual. Esse distúrbio, com base principalmente psicológica, muitas vezes leva a desfechos desfavoráveis, como a separação de casais, a menos que sejam estabelecidas medidas terapêuticas específicas.

De acordo com uma publicação feita pelo Journal of Sexual Medicine, de maio de 2007, uma das maiores dificuldades enfrentadas por alguns casais, durante a terapia para o vaginismo, é a etapa na qual o parceiro deve introduzir o dedo na vagina da mulher, para posteriormente inserir o pênis. Se ambos não forem cooperativos, nem sempre isso é conseguido.

No mesmo artigo há um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Bem Gurion, Israel, que procuraram comparar a eficácia da terapia tradicional de casal com a terapia na qual é utilizado um parceiro substituto. 16 mulheres tratadas com seus próprios parceiros foram comparadas a outras 16, tratadas com o método de substituição.

Os resultados conseguidos foram surpreendentes. 100% das mulheres com parceiro substituto conseguiram permitir a penetração do pênis com sucesso e sem dor. Esse fato foi alcançado em apenas 75% daquelas que realizaram a terapia com seus próprios parceiros.

Os autores consideram que o tratamento do vaginismo, com parceiro substituto parece ser uma boa alternativa, em especial para mulheres que não possuem parceiros cooperativos.

Fonte: The Journal of Sexual Medicine; 4 (3): 728 – 733 (6) (May 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários