Notícias de saúde

Estudo Quer Descobrir se Homens Sofrem Menopausa

Por Georgina Kenyon

LONDRES (Reuters Health) - Cientistas finlandeses iniciaram testes para verificar se a menopausa masculina, também conhecida como andropausa, existe realmente.

O professor Ilpo Huntaniemi, chefe do departamento de fisiologia da Universidade de Turku, na Finlândia, acredita que o estudo "é o maior feito até agora no mundo". "A andropausa é uma síndrome recentemente reconhecida e mesmo assim refutada por muitos especialistas."

Huhtaniemi explicou que "a andropausa é a queda da produção de androgênio". Ela também é denominada Deficiência Parcial de Androgênio em Homens em Envelhecimento.

"A síndrome é relacionada a uma variedade de sintomas, mas frequentemente inclui disfunção erétil e/ou menor libido, depressão e diminuição da força muscular", disse Huhtaniemi.

A pesquisa está sendo realizada na Finlândia e deve ser seguida por um teste na Escócia. Os pesquisadores pretendem descobrir se há uma evidência biológica de que uma menopausa masculina existe e que não é meramente uma condição psicológica similar a uma crise de meia-idade ou um sinal psicológico do envelhecimento.

Questionários sobre os sintomas da andropausa foram enviados a 30.000 homens finlandeses com 40 a 70 anos.

Uma série de injeções de testosterona será dada aos homens e seus sintomas serão monitorados, como suor e perda de desejo sexual. Os resultados serão comparados com homens a quem não serão dadas injeções.

Acredita-se que o tratamento com testosterona atua da mesma forma que a terapia de reposição de estrogênio para mulheres na menopausa. Os efeitos colaterais mais graves das injeções de testosterona são piora na situação da próstata e doenças cardiovasculares. Homens com um histórico destas doenças serão excluídos do teste, destacou Huhtaniemi.

"Este é só o começo...muito mais pesquisas são necessárias", acrescentou o cientista.

Huhtaniemi também trabalha na unidade de ciência reprodutiva na Universidade de Aberdeen, na Escócia.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários