Notícias de saúde

Exposição à luz solar e cochilo podem melhorar o humor

04 de junho de 2007 (Bibliomed). As mais recentes diretrizes da medicina preventiva enfocam a valorização de aspectos, capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sabe-se que indivíduos que se consideram felizes estão menos propensos a adoecer, além de apresentarem uma maior expectativa de vida. Medidas simples e aparentemente desprovidas de efeito terapêutico, podem melhorar o humor do indivíduo, contribuindo sobremaneira para uma adequada saúde física e mental.

Um grupo de pesquisadores escreveu um estudo na revista Industrial Health, em Abril de 2007, onde avaliaram os efeitos que o cochilo vespertino e a exposição à luz natural, acarretam sobre o humor. Participaram da pesquisa 16 mulheres, com idade média de 38 anos.

Os resultados divulgados demonstraram que a exposição breve (cerca de 30 minutos) à luz solar, é capaz de melhorar o humor da pessoa durante todo o restante do dia. Por sua vez, a soneca vespertina é capaz de melhorar de forma mais significativa o estado de humor, além de proporcionar uma sensação de relaxamento e satisfação.

Assim, os autores concluem que a exposição à luz do Sol e o cochilo comportam-se como favorecedores da melhora do humor e da qualidade de vida, devendo, portanto, serem estimulados.

Fonte: Ind Health. 2007; 45 (2): 301 – 308 (April).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários