Notícias de saúde

Uso de protetor solar conduz a maior exposição intencional ao Sol

22 de maio de 2007 (Bibliomed). A exposição solar é um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer de pele. As radiações solares, sobretudo aquelas emitidas entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde, apresentam um elevado potencial de lesar a pele, gerando queimaduras, além de induzirem a modificações celulares que elevam o risco de aparecimento dos tumores da pele. O uso de proteção para a pele (chapéus, bonés e protetor solar) reduz o risco de insolações e outros transtornos causados pelas radiações solares.

O uso de protetor solar poderia estar relacionado a um maior risco de surgimento de melanoma (um tipo de câncer de pele), uma vez que estimularia uma maior exposição solar devido a sensação de proteção decorrente do uso do produto. Quem afirma isto é um grupo de pesquisadores europeus, que escreveu um estudo na revista International Journal of Cancer em 2007. A pesquisa pautou-se na avaliação da influência do uso de bloqueador solar no tempo de exposição ao Sol.

Os resultados divulgados revelaram, que quando a exposição solar está associada com o desejo de ficar bronzeado (ou seja, quando é intencional), o uso de protetor solar está relacionado com um aumento de 19% a 39% no tempo de exposição ao Sol. Por sua vez, quando a exposição ao Sol não é intencional, o uso de bloqueador solar não afeta a duração da exposição às radiações solares.

Foi identificado um maior risco de ocorrência de queimaduras solares dentre os usuários de protetor solar, em comparação aos não usuários. Inicialmente tal achado parece ser paradoxal, porém pode ser explicado pela maior sensibilidade da pele dos usuários de bloqueador solar, fato que motiva o uso mais freqüente de protetores solares.

Dessa forma, os autores concluem que o uso de bloqueador solar conduz a um maior tempo de exposição solar intencional.

Fonte: International Journal of Cancer 2007; 121 (1): 2755 – 2799. DOI: 10.1002/ijc.22745

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários