Notícias de saúde
17 de maio de 2007 (Bibliomed). O conhecimento, sobre os malefícios que traz o uso de cigarros, já é bem conhecido pela prática médica. O tabagismo tanto ativo quanto passivo está implicado no desenvolvimento de doenças como o câncer de pulmão, de boca, doenças alérgicas, doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outras.
O Chest, no início deste ano, publicou dois casos de pneumonia eosinofílica aguda, desenvolvidos após o uso de cigarros flavorizados (com cheiro e sabor). Esses pacientes foram acompanhados por médicos da Faculdade de Medicina da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.
Nenhum desses pacientes havia utilizado esse tipo de cigarro anteriormente. De acordo com o relato, um desses indivíduos era ex – tabagista, interrompido há 17 anos e o outro negava o hábito anteriormente.
De acordo com os médicos, que acompanharam a evolução da doença nesses indivíduos, ambos apresentavam-se com um quadro semelhante ao de uma pneumonia adquirida na comunidade. Contudo, não respondiam ao tratamento com antibióticos. As radiografias eram semelhantes e o exame de lavado broncoalveolar revelou uma taxa de eosinófilos (um dos componentes das células de defesa do nosso organismo) superior a 45%, enquadrando-se no diagnóstico de pneumonia eosinofílica aguda. Todas as outras possíveis causas para o quadro foram devidamente excluídas. Esses pacientes foram submetidos ao tratamento com corticosteróides apresentando uma melhora imediata de seus sintomas clínicos.
A ocorrência desses casos, chama a atenção para o desenvolvimento de situações semelhantes com o uso de cigarros flavorizados, devendo servir de alerta para médicos e usuários.
Fonte: Chest 2007; 131: 1234 – 1237. DOI: 10.1378/chest.06-2623
Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.
Veja também