Notícias de saúde

Transtorno de conduta é menor se pais participam da educação

19 de abril de 2007 (Bibliomed). Os transtornos de conduta são doenças psiquiátricas caracterizadas pela inadequação social do indivíduo, ou seja, a pessoa doente não respeita as regras sociais estabelecidas e apresenta maior propensão à agressividade e ao cometimento de delitos. Acredita-se que a propensão para o surgimento de um transtorno de conduta ocorra durante a infância, época em que a criança se familiariza com as regras de convívio social e coletivo.

Os pais possuem um importante papel na prevenção dos distúrbios de conduta em seus filhos, segundo afirmam um grupo de pesquisadores europeus em um estudo da revista BMJ, de Março de 2007. A pesquisa procurou avaliar a efetividade da influência parental nos programas preventivos adotados para crianças na pré-escola, que estivessem sob risco de desenvolver transtorno de conduta.

Os resultados apresentados demonstraram, que a intervenção paterna ativa contribui significativamente, na prevenção do surgimento de transtornos de conduta, nas crianças advindas de regiões mais marginalizadas. A adoção de medidas corretivas, responsáveis e sensatas contribuiu para uma melhor formação psíquica das crianças, favorecendo o convívio social e o respeito aos demais colegas. Porém, identificou-se que presença de fatores de desestabilização familiar, como depressão em um dos pais, estresse, desemprego, dentre outros, favoreceram o surgimento de distúrbios de conduta nas crianças.

Finalizando, os autores concluíram, que a abordagem familiar e paterna é primordial no controle e na prevenção da ocorrência de transtornos de conduta entre as crianças. Um manejo adequado das crianças sob risco, contribui para a formação de uma sociedade mais harmoniosa.

Fonte: BMJ  2007; 334: 678 (31 March). doi:10.1136/bmj.39126.620799.55

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários