Notícias de saúde

Redução de estômago pode causar problema neurológico

04 de abril de 2007 (Bibliomed). A cirurgia redutora de estômago, também chamada de cirurgia bariátrica, vem sendo cada vez mais realizada no intuito de auxiliar na redução do peso, em indivíduos portadores de obesidade mórbida. Porém, trata-se de procedimento complexo, com risco cirúrgico relativamente alto, bem como associado a complicações potenciais a curto e a longo prazo.

Uma das possíveis complicações da cirurgia bariátrica é um distúrbio neurológico denominado encefalopatia de Wernicke, segundo revela um grupo de pesquisadores norte americanos, que escreveram um estudo na revista Neurology, em 2007. Os resultados divulgados revelaram que a encefalopatia de Wernicke costuma surgir entre duas semanas a dezoito meses, após o procedimento cirúrgico. O principal fator de risco implicado na ocorrência da doença foi o vômito intenso no pós-operatório, e as manifestações clínicas mais comuns foram confusão mental, alterações no andar e movimentos involuntários dos olhos.

Os autores concluem que a encefalopatia de Wernicke é uma complicação potencial da cirurgia de obesidade, sobretudo em mulheres que evoluem com vômitos intensos no pós-operatório.

Fonte: NEUROLOGY 2007; 68: 807 – 811

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários