Notícias de saúde

Ressonância magnética na espodilite anquilosante: um estudo em pacientes com suspeita da doença

06 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamtória crônica reumática que geralmente se inicia nos adultos jovens. O diagnóstico é por vezes retardado, e por muitos anos. A ressonância nuclear magnética (RNM) se tornou o método de imagem preferido para a detecção da inflamação em fase inicial do esqueleto axial.

Um estudo realizado no Balgrist University Hospital, de Zurique, na Suíça, objetivou avaliar a freqüência e a distribuição das alterações na RNM em pacientes com suspeita de serem portadores de espondilite anquilosante em sua fase inicial, e naqueles nas quais a doença já havia sido confirmada e estava em atividade.

Na pesquisa, dez pacientes com suspeita da doença em sua fase inicial e dez outros pacientes já com espondilite anquilosante confirmada foram submetidos à RNM avaliando toda a coluna, sacro, parede anterior do tórax, articulação coxo femoral e pelve.

Os resultados demonstraram que tanto nos casos suspeitos de EA inicial como naqueles nos quais a doença já estava confirmada, a RNM foi capaz de detectar lesões inflamatórias ocorrendo em outras localizações que não na articulação sacroilíaca. Estas lesões ocorrem menos frequentemente, mas tem distribuição semelhante aos de pacientes com EA já instalada.

A pesquisa foi publicada na revista BMC Musculoskeletal Disorders em sua edição online.

Fonte: BMC Musculoskeletal Disorders 2007, 8:20 doi:10.1186/1471-2474-8-20.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários