Notícias de saúde

Exame preventivo: apenas um é suficiente para prevenir doenças sexualmente transmissíveis?

02 de fevereiro de 2007 (Bibliomed). As doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DST, são um problema presente em um incontável número de mulheres. A iniciação sexual precoce, o não uso do preservativo, o elevado número de parceiros e a troca freqüente dos mesmos são alguns de seus principais responsáveis.
Um dos exames, que deve ser realizado por toda mulher que tenha atividade sexual ativa, é o exame preventivo. Porém, como o próprio nome diz, é um exame de prevenção, em especial, do câncer de colo de útero.

Estudo promovido por pesquisadores da Universidade de Califórnia, publicado na revista Obstetrics & Ginecology (2007), procurou identificar se existe alguma relação entre a descoberta e o tratamento de uma doença sexualmente transmissível, e a mudança de comportamento após esse fato.
Comparando grupos de mulheres que não tinham DST com outro grupo, composto por mulheres portadoras de DST, os estudiosos chegaram à conclusão que essas últimas têm maior chance de desenvolverem novos episódios de doença. Portanto, um rastreamento constante deverá se feito nas pacientes portadoras de DST, reforçando-se assim as orientações quanto à prevenção.

Fonte: Obstetrics & Gynecology ;2007;109:105-113.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários