Notícias de saúde

"Mal do Berço" Mata Mais Filho de Mãe Solteira, Mostra Estudo

LONDRES (Reuters) - Bebês de mães solteiras estão cinco vezes mais propensos a morrer de uma síndrome conhecida como mal do berço do que os filhos de pais casados, revelaram estatísticas governamentais da Inglaterra e do País de Gales na quinta-feira.

"A taxa de morte por síndrome da morte súbita do lactente (em 1999) para estes bebês nascidos fora do casamento, quando somente a mãe registrou o nascimento, foi mais de cinco vezes superior que para bebês nascidos dentro do casamento", disse o Departamento de Estatísticas Nacionais (ONS) em sua publicação trimestral de estatísticas de saúde.

O número de mortes por síndrome da morte súbita do lactente, ou mal do berço, caiu 2 por cento na Inglaterra e País de Gales em 1999 - de 286 em 1998 para 279 mortes no ano seguinte. Entretanto, a taxa de morte por mal do berço foi a mesma nos dois anos - 0,45 mortes por 1.000 nascimentos vivos.

O ONS acrescentou que crianças de mães com menos de 20 anos estavam sob risco maior de morte por mal do berço do que crianças de mães de outros grupos de idade.

De acordo com o órgão, 88 por cento das mortes por mal do berço aconteceram em bebês entre 28 dias e 1 ano. Outro fator relacionado às taxas de morte pela síndrome foi a época do ano em que os bebês nasceram. Durante os meses de inverno ocorreram 31 por cento mais mortes do que nos meses de verão.

O mal do berço é a principal causa de morte entre crianças com menos de 1 ano. A doença misteriosa, em que bebês morrem subitamente durante o sono, é mais comum em meninos do que em meninas.

A causa da síndrome é desconhecida, mas médicos aconselham os pais a colocar os bebês de costas para dormir, parar de fumar e não deixar a criança muito quente e certificar-se de que a cabeça da criança não está coberta.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários