Notícias de saúde

Morte dos avós pode impactar saúde mental de crianças e adolescentes

23 de agosto de 2022 (Bibliomed). A morte de uma avó pode ter consequências graves e duradouras para a saúde mental de seus filhos e netos adultos, de acordo com estudo recentemente publicado. Essa descoberta pode ser surpreendente, porque a morte de um avô ou avó é uma parte normal, até mesmo antecipada, da vida. No entanto, os efeitos são profundos.

Décadas de pesquisa mostram que o envolvimento e o apoio dos avós são benéficos para os netos. Isso é especialmente verdadeiro para crianças que crescem com mães solteiras. Os avós maternos muitas vezes atuam como uma rede de segurança, proporcionando benefícios como estabilidade de moradia, cuidados infantis e apoio financeiro e emocional, todos os quais beneficiam a saúde e o desenvolvimento de seus netos.

Mas o que acontece quando um avô morre? Neste estudo, pesquisadores usaram um conjunto de dados nacional em uma amostra de pares de mães e adolescentes que os pesquisadores entrevistaram várias vezes desde o nascimento da criança. Eles analisaram se a morte de um avô materno durante o final da infância ou início da adolescência afetou os sintomas depressivos dos adolescentes ou de suas mães.

Os pesquisadores observaram que após a morte de uma avó, as filhas adultas eram mais propensas a ficarem deprimidas em relação a outras mulheres. As filhas adultas experimentaram esse aumento na depressão por até sete anos após a morte. Os meninos adolescentes que perderam a avó nos últimos sete anos também apresentaram sintomas depressivos mais elevados do que seus pares. Não foi observado aumento estatisticamente significativo na depressão após a morte de um avô.

Fonte: SSM - Mental Health. DOI: 10.1016/j.ssmmh.2022.100100.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários