Notícias de saúde

Adolescentes e o medo de não engravidar

19 de dezembro de 2006 (Bibliomed). Investigadores da Brown Medical School, de Rhode Island, Estados Unidos, avaliaram 300 meninas grávidas, durante sua primeira consulta pré-natal. O objetivo deste estudo foi analisar o medo que estas adolescentes apresentam de não conseguirem engravidar.

Segundo os autores do estudo, publicado no número de dezembro de 2006, da revista Obstetrics and Gynecology, muitos dos programas voltados para diminuir as taxas de gravidez na adolescência, se baseavam na crença de que as meninas desejariam evitar uma gestação.

Na pesquisa, realizada com as adolescentes (todas com menos de 20 anos de idade), foi incluída a pergunta: "Você tinha medo de nunca conseguir engravidar?". Para surpresa dos investigadores, as meninas mais novas (entre 12 e 15 anos de idade) tiveram os mesmos tipos de respostas que as mais velhas (entre 16 e 20 anos), em relação ao medo de não engravidar.

Além disso, mais adolescentes que expressaram medo da infertilidade, tiveram antes um aborto espontâneo, haviam sido submetidas anteriormente a exames pélvicos, e já eram sexualmente ativas, quando comparadas com as meninas que não tinham medo da infertilidade.

Fonte: Obstetrics & Gynecology 2006; 108:1411-1416

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários