Notícias de saúde

Psoríase associada a problemas cardiovasculares

06 de dezembro de 2006 (Bibliomed). Estudos prévios sugerem que os pacientes hospitalizados, para tratamento da psoríase, apresentam uma freqüência aumentada de outros problemas cardiovasculares.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia identificaram 127.706 pacientes com psoríase moderada e 3.854 com psoríase grave. Cada paciente portador da doença foi pareado com até cinco indivíduos controle, não portadores da psoríase. A pesquisa foi publicada na revista Journal of the American Academy of Dermatology.

O diabetes esteve presente em 7,1 por cento dos pacientes com psoríase grave e em 4,4 por cento daqueles portadores de psoríase moderada, quando comparados com apenas 3,3 por cento dos indivíduos controle.

A hipertensão arterial esteve presente em 20 por cento dos pacientes com psoríase grave, 14.7 por cento daqueles com psoríase moderada e 11,9 por cento dos controles. Elevação do colesterol ou dislipidemia foi documentada em 6 por cento, 4,7 por cento, e 3,3 por cento, respectivamente. Aproximadamente 20,7 por cento dos indivíduos com psoríase grave e 15,8 por cento daqueles com psoríase moderada eram obesos.

Os pesquisadores concluíram, que múltiplos fatores de risco cardiovascular, estão associados com a psoríase. Os fatores de risco cardiovascular são componentes fundamentais da síndrome metabólica e ambos estão mais fortemente associados com a psoríase grave do que com a psoríase moderada.

Fonte: Journal of the American Academy of Dermatology. Volume 55, Issue 5, Pages 829-835 (November 2006).

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários