Notícias de saúde

Obesidade infantil causa doença cardíaca

16 de novembro de 2006 (Bibliomed). Crianças de 14 anos de idade, com obesidade, já apresentam algum grau de endurecimento das artérias, um indicador precoce para o risco de doença cardíaca.

Estes achados vêm de um estudo alemão, publicado na revista Journal of the American College of Cardiology, que incluiu 96 meninos e meninas com obesidade. As crianças tinham idades entre 11 e 16 anos (média de 14 anos), e não chegavam a ter 30 minutos de atividade física por semana.

Comparadas com 35 crianças de peso normal, as crianças obesas mostraram sinais de advertência alarmantes. Dramaticamente, as suas artérias já apresentavam algum grau de rigidez e diminuição de seu calibre.

Na pesquisa, foram designadas 50 das crianças obesas para um programa de exercícios, com 6 meses de duração. Os exercícios incluíram caminhadas, natação, aeróbica e hidroginástica.

Somente 2/3 destas crianças conseguiram permanecer no programa de exercícios. O resultado positivo foi visto pelo ultrassom, mostrando uma melhora da flexibilidade das artérias e uma diminuição da espessura de sua camada interna, indicando uma reversão do quadro.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology, 2006; vol 9: pp 1865-1870.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários