Notícias de saúde

Surgimento tardio de diabetes afeta seu prognóstico

09 de novembro de 2006 (Bibliomed). Um novo estudo mostra que o diagnóstico de diabetes na meia-idade, significa mais problemas anos mais tarde, se comparado com o surgimento tardio do diabetes.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, publicaram os resultados de sua nova pesquisa, no número de novembro da revista Diabetes Care.

No estudo, os investigadores analisaram mais de 2800 pessoas, com idade igual ou superior a 65 anos e portadoras de diabetes; estes indivíduos haviam tomado parte numa pesquisa nacional americana, entre os anos de 1999 e 2002.

Os resultados mostraram que mais de 15% dos americanos, com idade superior a 65 anos, tinham diabetes. Entretanto, o grupo de indivíduos diabéticos investigados na meia-idade (entre 40 e 64 anos), sofria de um diferente conjunto de problemas relacionados com a doença, em relação aos mais idosos.

Além disso, aqueles que tiveram um diagnóstico de diabetes quando mais jovens, ao atingirem idades acima dos 65 anos, controlavam mais inadequadamente suas glicemias (taxa de açúcar no sangue), se comparados com o grupo que teve seu diagnóstico feito mais tardiamente (acima dos 65 anos).

Fonte: Diabetes Care. November 2006; vol 29: pp 2415- 2419.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários