Notícias de saúde

Mal de Alzheimer pode ser fase final do diabetes

29 de novembro de 2013 (Bibliomed). Pesquisas já associavam o diabetes tipo 2 a um maior risco de desenvolver Mal de Alzheimer. Agora, a teoria trabalhada por pesquisadores é de que o Alzheimer é, na verdade, uma fase tardia desse tipo de diabetes.

A revelação vem de uma série de estudos que, quando publicados, não chamaram atenção por desafiar as teorias mais aceitas pela classe científica sobre a doença. Contudo, devido às crescente evidências que relacionam o Alzheimer com o diabetes tipo 2, o assunto vem sem sendo debatido com maior afinco na classe médica-científica.

Alguns pesquisadores afirmam que existe um “corpo de evidências” significativo que mostram que o Alzheimer pode ser uma fase tardia do diabetes tipo dois, o que pode levar a novas estratégias de prevenção. Se o Alzheimer for realmente uma fase tardia do diabetes tipo 2, indica que o controle dessa doença pode levar à prevenção da degeneração cognitiva.

Por outro lado, existe uma previsão alarmante sobre uma explosão dos casos de Alzheimer, uma vez que o número de diabéticos cresce anualmente. Estima-se que existam cerca de 35 milhões de pessoas com Alzheimer e 270 milhões de diabéticos tipo 2 no mundo.

De acordo com os pesquisadores, os conhecimentos sobre o Alzheimer são ainda escassos, mas o vasto conhecimento sobre o diabetes pode ajudar na prevenção da degeneração cognitiva.

A prevenção do diabetes inclui a manutenção do peso dentro dos padrões considerados normais, a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Fonte: New Scientist, 27 de novembro de 2013

Saiba mais sobre Doença de Alzheimer em Boa Saúde

Alguns alimentos podem prevenir a Doença de Alzheimer. Descubra quais em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários