Notícias de saúde

Vitamina C pode ajudar no tratamento do câncer

05 de abril de 2006 (Bibliomed). Um novo estudo publicado no Canadian Medical Association Journal sugere que as afirmações feitas pelo famoso cientista Linus Pauling 30 anos atrás, de que a vitamina C poderia ser eficaz no tratamento do câncer, podem ser verdadeiras.

Pesquisas anteriores para tentar confirmar os achados do Dr. Pauling falharam, mas os autores do novo estudo acreditam que isto tenha ocorrido porque eles usaram vitamina C por via oral, que é rapidamente excretada do corpo.

Quando a vitamina C foi injetada diretamente por via intravenosa, em três pacientes com câncer, durante um período de vários meses, o nível da vitamina no sangue foi verificado como sendo o suficiente alto para seletivamente matar as células com câncer e resultar na diminuição dos tumores dos pacientes. Os pacientes envolvidos eram portadores de tipos diferentes de câncer severo - câncer de bexiga, um linfoma agressivo e câncer de rim.

Os achados foram confirmados por patologistas, porém foi acentuado que isto não provou que a vitamina curou o câncer, mas aumentou a "plausibilidade" clínica desta teoria.

Fonte: Canadian Medical Association Journal March 28, 2006; 174 (7). doi:10.1503/cmaj.050346.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários