Notícias de saúde

Maconha aumenta as chances de uso de drogas mais pesadas no futuro

07 de fevereiro de 2006 (Bibliomed). Estudo realizado com gêmeos holandeses mostrou que adolescentes que fazem uso de maconha - quando comparados com aqueles que não usam - têm seis vezes mais chances de usar drogas mais pesadas no futuro. O inquérito foi realizado por pesquisadores da Amsterdam's Free University e publicado na revista British Medical Journal.

Os autores da investigação ressaltaram que impedir o uso de cannabis entre adolescentes com menos de 18 anos é importante para assegurar que eles não irão migrar para drogas mais pesadas quando adultos.

Os resultados do estudo questionam um dos principais argumentos que embasam a política de tolerância para usuários de cannabis nos Países Baixos. Esta política é projetada para separar os mercados de drogas leves e pesadas, e assim proteger os usuários de maconha do ambiente criminal das drogas pesadas.

Os achados desta investigação são similares àqueles encontrados em um outro estudo conduzido na Austrália, onde a maconha permanece ilegal.

Fonte: The British Medical Journal, 2006;332:197 (28 January).

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários