Notícias de saúde

Efeito do uso de maconha na mortalidade cardiovascular e cerebrovascular

08 de setembro de 2017 (Bibliomed). O uso da maconha aumenta em três vezes o risco de mortalidade relacionada à hipertensão, de acordo com um estudo publicado na revista European Journal of Preventive Cardiology.

Pesquisadores da Georgia State University em Atlanta, Georgia, Estados Unidos, estabeleceram ligações entre os participantes (≥20 anos) que responderam a perguntas sobre o uso de maconha durante o Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição de 2005, aos dados do arquivo de mortalidade vinculado ao uso público de 2011 do Centro Nacional de Estatísticas de saúde.

Os pesquisadores descobriram que dos 1.213 participantes elegíveis, 72,5% estavam presumidamente vivos. Dentre 19.569 anos-pessoa de seguimento, os índices de risco ajustados para a morte por hipertensão entre os usuários de maconha foram de 3,42 (intervalo de confiança de 95%, 1,20 a 9,79), em comparação aos não usuários de maconha, com taxa de risco ajustada de 1,04 para cada ano de uso de maconha (intervalo de confiança de 95%, 1,00 a 1,07).

Assim, foram encontrados maiores riscos cardiovasculares estimados associados ao uso de maconha do que ao tabagismo. Isso indica que o uso de maconha pode ter consequências ainda mais pesadas no sistema cardiovascular do que o já estabelecido para o tabagismo.

Fonte: European Journal of Preventive Cardiology.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários