Notícias de saúde

Pílula do dia seguinte não estimula sexo desprotegido

15 de Agosto de 2005 (Bibliomed). Alguns pesquisadores temem que políticas liberais de fácil acesso à contracepção de emergência (a chamada “pílula do dia seguinte”) possam levar a um aumento na prática de sexo desprotegido ou à procura exagerada pelo dispositivo.

A experiência da Grã-Bretanha com essa política, entretanto, mostra o contrário. A contracepção de emergência teve sua venda liberada no país em 2002. Desse momento para cá, segundo pesquisadores, não houve aumento significativo na procura pelo método (8.4% em 2000, 7.9% em 2001, 7.2% em 2002) nem aumento na prática do sexo desprotegido.

Um artigo científico publicado na última semana pela revista British Medical Journal descreve estudo que avaliou o impacto da liberação da venda da contracepção de emergência sobre o comportamento sexual da população britânica.

Os pesquisadores concluíram que tornar a contracepção hormonal de emergência disponível para compra direta em farmácias não parece ter conduzido a um aumento em seu uso, nem a um aumento no sexo desprotegido, ou a uma diminuição no uso de métodos mais fidedignos de contracepção.

Fonte: British Medical Journal 2005;331:271

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários