Notícias de saúde

Ingestão de Cálcio diminui a Síndrome Pré-menstrual

21 de Junho de 2005 (Bibliomed). A Síndrome Pré-menstrual (SPM) é um das desordens mais comuns de mulheres no período da pré-menopausa. Estudos sugerem que os níveis de cálcio e de vitamina D sanguíneos são mais baixos em mulheres com SPM, e que a suplementação de cálcio e vitamina D pode reduzir a severidade dos sintomas, mas não se sabe se estes nutrientes podem prevenir o desenvolvimento inicial da SPM.

Um novo estudo, publicado na semana passada na revista Archives of Internal Medicine, avaliou um grupo de mulheres com idades entre 27 a 44 anos e livres de SPM no momento inicial do estudo, em 1991; foram incluídas 1057 mulheres que desenvolveram SPM ao longo de mais de 10 anos de seguimento e 1968 mulheres que relaram não ter nenhum diagnóstico de SPM e nenhum sintoma menstrual, ou então sintomas menstruais mínimos.

Segundo os investigadores, muitas mulheres apresentam sintomas físicos ou emocionais leves neste período, mas cerca de 20 por cento delas têm queixas mais graves.

O estudo verificou que as mulheres sem a síndrome pré-menstrual tinham uma tendência a consumir mais vitamina D e alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo, brócolis e cereais.

Fonte: Archives of Internal Medicine, Vol. 165 No. 11, June 13, 2005

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários