Notícias de saúde

Estudo de Genes Pode Levar a um Melhor Tratamento Para Câncer

NOVA YORK (Reuters Health) - Um estudo de genes de tumores de câncer de mama mostra que há variação genética entre os pacientes. Entender a diferença genética do câncer de mama pode ajudar os médicos, em breve, a fazer diagnósticos mais apurados e tratamentos mais específicos.

"Nosso principal objetivo era responder a pergunta : todos os cânceres de mama são biologicamente iguais? Tem o mesmo tipo de células e as mesmas propriedades?", explicou David Botstein, da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia, e um dos autores do estudo publicado no período Nature.

"Descobrimos que os tumores não são todos iguais e tem diferentes subtipos. Os padrões de expressão dos genes são um reflexo da biologia das células", disse Botstein à Reuters Health.

Tomando amostras de 42 pacientes com câncer de mama, os investigadores usaram um conjunto de microtecnologias para estudar a atividade de mais de oito mil genes separados. Esta informação vai permitir que pesquisadores ajudem a desenvolver a classificação genética de tumores.

"Atentar para milhares de genes individuais que definem o retrato molecular de cada tumor e aprender a interpretar seus padrões de variação pode, sem dúvida, levar a um entendimento mais profundo e completo do câncer de mama", concluíram os autores.

"Examinando a relação entre o prognóstico dos pacientes e o subtipo de câncer mama que têm, poderemos ser capazes de oferecer um tratamento melhor", complementou Botstein.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários