Notícias de saúde

Doenças do coração matam mais nas festas de fim de ano

23 de dezembro de 2004 (Bibliomed). As festas de fim de ano aumentam o risco de morte por causas cardíacas e não cardíacas, diz estudo publicado na edição desta semana da revista Circulation, da American Heart Association. Estudos anteriores já haviam detectado uma maior taxa de mortalidade geral entre dezembro e janeiro, e alguns especialistas acreditavam que o achado se devesse a fatores climáticos, como o frio que faz nessa época no hemisfério norte.

Uma nova investigação, entretanto, tenta atribuir o maior número de mortes ao período festivo do Natal e do reveillon. Nessa época, envolvidas pelo clima de comemoração, muitas pessoas deixariam para depois a busca de cuidados médicos em caso de problemas de saúde, o que poderia agravar os quadros e, em casos extremos, culminar em morte.

Para chegar a tais conclusões, pesquisadores da Tufts University School of Medicine, nos Estados Unidos, analisaram estatisticamente os índices de morte esperados para o fim de anos e em seguida comparam os números calculados com aqueles que de fato foram observados.

Fonte: Circulation. 2004;110:3781-3788.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários