Notícias de saúde

Cranberry pode ser tratamento natural eficaz para infecções urinárias

17 de dezembro de 2004 (Bibliomed). A fruta cranberry (Vaccinium macrocarpon) é nativa do território norte-americano, não encontrada no Brasil (mas bastante conhecida de brasileiros que visitam os Estados Unidos), e que tradicionalmente tem sido empregada na prevenção e no tratamento de infecções urinárias. Acredita-se que sua ação se deva à inibição da adesão de bactérias à superfície de células do trato urinário, o que conteria processos infecciosos.

Revisão publicada na mais recente edição da revista American Family Physician traz os dados científicos atualmente disponíveis sobre o uso da fruta no contexto das infecções do trato urinário.

De acordo com a revista, nenhum estudo comprovou a eficácia da cranberry em tratar ou mesmo prevenir infecções urinárias, embora estudos recentes tenham apontado para evidências remotas nesse sentido. A despeito desse panorama, a cranberry posa como um suplemento natural bem tolerado e que não apresenta interações farmacológicas de importância com outros medicamentos.

Fonte: American Family Physician - December 1, 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários