Notícias de saúde

Diabetes aumenta o risco de demência vascular

20 de outubro de 2004 (Bibliomed). Pessoas idosas com diabetes têm um risco aumentado de demência, especialmente a assim chamada "demência vascular", de acordo com novos dados de um estudo sueco.

A demência vascular é uma deterioração na capacidade intelectual que se torna aparente quando áreas diferentes do cérebro são danificadas por uma queda no suprimento sangüíneo.

Segundo artigo publicado no último número da revista Neurology, o risco de demência e demência vascular é especialmente alto quando o diabetes mellitus ocorre em conjunto com a hipertensão sistólica grave ou doença cardíaca.

No estudo, entre 1300 indivíduos com 75 anos de idade ou mais, 350 desenvolveram demência - incluindo 260 casos da doença de Alzheimer e 49 casos de demência vascular - durante um tempo médio de seis anos. O diabetes aumentou o risco de demência 1,5 vezes e de demência vascular em 2,6 vezes.

Porém, a ocorrência de diabetes mellitus em combinação com hipertensão arterial sistólica aumentou significativamente o risco de demência (3,0 vezes), da doença de Alzheimer (2,6 vezes), e de demência vascular (11,3 vezes).

Fonte: Neurology, October 12, 2004.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários