Notícias de saúde

Relação entre fatores de risco cardíacos e demência

17 de maio de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo, conduzido por pesquisadores da Umeå University, na Suécia, mostrou que fatores risco para doenças cardíacas podem aumentar o risco de demência.

Pesquisas anteriores ligaram ameaças à saúde do coração, como pressão alta, diabetes e obesidade, com declínio mental e demência. O atual estudo mostrou que acumular esses fatores de risco em um ritmo mais rápido aumenta o risco de doença de Alzheimer e demência vascular.

O estudo incluiu mais de 1.200 pessoas, com idade média de 55 anos, que não tinham problemas cardíacos ou de memória no início e foram acompanhadas por até 25 anos. No final do estudo, cerca de 6% desenvolveram a doença de Alzheimer e 3% desenvolveram demência por doença vascular.

No início, o risco médio de 10 anos de doença cardíaca dos participantes estava entre 17% e 23%. Com o passar do tempo, o risco de doença cardíaca permaneceu estável em 22% dos participantes, aumentou moderadamente em 60% e aumentou rapidamente em 18%.

Em comparação com pessoas com risco estável de doença cardíaca, aquelas com risco elevado eram de três a seis vezes mais propensas a desenvolver Alzheimer, de três a quatro vezes mais propensas a desenvolver demência vascular e até 1,4 vezes mais propensas a ter declínio da memória.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000200255.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários