Notícias de saúde

Nariz Artificial Consegue "Ver" o Aroma

Por Merritt McKinney

NOVA YORK (Reuters Health) - Cheirar a caixa de leite para ver se o leite coalhou pode, um dia, ser coisa do passado. Corantes que são ativados quando entram em contato com certas substâncias químicas podem tornar possível ver se um cheiro está presente, de acordo com um estudo.

O sistema tem diversos usos potenciais, seja em casa e no trabalho, disse um dos autores do estudo, que está publicado na edição de 17 de agosto da revista Nature.

"Temos uma maneira muito simples de usar um grande grupo de corantes que mudam de cor quando interagem com outras substâncias químicas", disse Kenneth S. Suslick, da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign. Embora as cores sejam visíveis ao olho humano, tirando uma foto digital ou uma cintilografia antes e depois de usar o corante fornece uma impressão digital colorida detalhada - um padrão único para uma substância química específica - disse Suslick.

A tecnologia torna possível "ter, basicamente, um nariz artificial", de acordo com Suslick.

Esse nariz artificial tem muitas aplicações práticas, disse Suslick, incluindo monitorar a exposição de trabalhadores a substâncias químicas em fábricas e vistoriar bagagem para frutas e vegetais contrabandeados e mesmo explosivos.

Os militares podem usar a tecnologia como uma forma de detectar gás venenoso, afirmou Suslick.

Ele também sugeriu que refrigeradores um dia poderão ser equipados com detectores que avisam quando o leite coalhou.

Enquanto geladeiras que sentem mau cheiro ainda não estão à venda, Suslick afirmou que a tecnologia do nariz artificial deve estar disponível em breve, embora, provavelmente, ela será usada em produtos industriais antes de chegar aos lares. "Vencemos a maioria das dificuldades científicas", disse Suslick, observando que a tecnologia deve ser totalmente funcional entre um a dois anos.

O sistema do cheiro visual pode ter muitos usos, de acordo com Ingemar Lundstrom, da Universidade Linkopings, na Suécia. Pode ser utilizada para medir níveis de pesticidas no meio ambiente ou apontar bactérias causadoras de infecção, afirmou Lundstrom em um editorial acompanhando o estudo.

"Não vimos ainda o último desenvolvimento em sistemas para detectar interações químicas específicas e, em particular, para 'ver o cheiro"', conclui o editorial.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários