Notícias de saúde

Animais domésticos são responsáveis por resistência de alguns microorganismos a antimicrobianos

12 de agosto de 2004 (Bibliomed).  Animais domésticos podem agir como repositórios de certos microorganismos, sendo capazes de levar a infecções de repetição dos mais diversos tipos nos seres humanos.

Agora, um artigo de revisão acredita que poderia haver uma relação entre a presença de animais e seus microorganismos e o desenvolvimento de resistência a antibióticos. O estudo foi publicado no último número da revista médica Journal of Antimicrobial Chemotherapy, e versou exatamente sobre o desenvolvimento de resistência a alguns antimicrobianos por microorganismos de animais domésticos.

Segundo os autores, com o aumento da atenção aos animais domésticos do mundo atual, têm-se utilizado neles medicamentos antimicrobianos muitas vezes comuns ao uso em humanos. Com isso, várias bactérias resistentes, com potencial para transmissão zoonótica, já foram reportadas. São alguns exemplos o Staphylococcus aureus resistente à meticilina, os enterococos resistentes à vancomicina e as Salmonelas multirresistentes.

Os pesquisadores dizem que urge o melhor controle do uso de antimicrobianos em animais domésticos, uma vez que programas de vigilância geralmente se direcionam para animais de corte.

Fonte: Journal of Antimicrobial Chemotherapy Volume 54, Number 2, Pages 321-32 - August, 2004
http://jac.oupjournals.org/cgi/content/abstract/54/2/321

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários