Notícias de saúde

Câncer de próstata de crescimento lento pode se tornar agressivo com o passar do tempo

11 de Junho de 2004 (Bibliomed).  A maioria dos cânceres de próstata diagnosticados em fase inicial leva muito tempo para progredir. Por esta razão, acredita-se que pode ser oferecido aos homens mais velhos, portadores desta doença, a opção de observação em lugar do tratamento imediato, desde que o câncer pode nunca vir a se tornar ameaçador até o fim de suas vidas. Porém, novas pesquisas mostram que uma minoria significativa de cânceres de próstata progredirá até um tipo agressivo de câncer depois de 15 anos de observação e seguimento.

Um novo estudo, publicado esta semana na revista JAMA - Journal of the American Medical Association avaliou 223 homens, diagnosticados com câncer de próstata em fase inicial, e que foram seguidos por um tempo médio de 21 anos. Durante seguimento, o câncer progrediu em 89 homens (40 por cento).

A maioria dos cânceres seguiu um curso lento durante os 10 a 15 anos iniciais, e durante este período a mortalidade devido a câncer de próstata foi baixa, sendo equivalente a 15 mortes por 1000 pacientes- ano. Depois deste ponto, porém, a de taxa de mortalidade elevou-se para 44 por 1000 pacientes-ano.

Estes achados apoiariam um tratamento radical precoce, notavelmente entre pacientes com uma probabilidade de vida que venha a exceder 15 anos, concluíram os autores.

Fonte: JAMA, Vol. 291 No. 22, June 9, 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários