Notícias de saúde

Estudo Associa Doença na Infância a Problemas em Fase Adulta

Por Joene Hendry

NOVA YORK (Reuters Health) - A maioria dos problemas de saúde na infância está associada a um risco maior de desenvolvimento de doenças na idade adulta, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer e artrite, afirmou Mark D. Hayward no domingo durante o encontro da Associação Americana de Sociologia em Washington, DC.

Hayward, da Universidade Estadual da Pensilvânia, e sua equipe analisaram uma subamostra de 654 norte-americanos entre 55 a 65 anos que forneceram dados sobre saúde, condições sociais e padrão de vida na infância, como parte do Estudo sobre Saúde e Aposentadoria de 1996.

"Estes dados indicam que você nunca pode apagar os males da infância", disse Hayward.

"A chance de ter problemas pulmonares crônicos é mais de quatro vezes maior para aqueles que sofreram de doenças infecciosas quando crianças (comparados a) pessoas que eram saudáveis quando crianças", afirmou Hayward.

Ele acrescentou que doenças infecciosas na infância como febre escarlatina, pneumonia e sarampo estão altamente associadas ao desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crônica na idade adulta.

Os pesquisadores detectaram uma maior incidência de câncer, artrite e reumatismo em adultos que relataram doenças não-infecciosas na infância, como apendicite, anemia, escoliose ou sopro no coração.

"O risco de desenvolver todas as doenças mais fatais - com exceção da diabete - na vida adulta é maior se você teve um problema de saúde grave na infância", afirmou Hayward. Ele acrescentou que este risco permanece mesmo com melhoras na vida adulta, na renda e como educação.

Os pesquisadores concluem que este estudo comprova a importância de uma política de saúde integrada que maximiza a saúde por toda a ida. "Investir em crianças e na saúde das crianças irá beneficiar, em última instância, a saúde dos mais velhos", disse Hayward.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários