Notícias de saúde

Gordura localizada na superfície do coração pode estar ligada a problemas coronários

20 de Novembro de 2003 (Bibliomed). O coração do ser humano apresenta deposição de gorduras em sua superfície externa, junto da membrana que o reveste (denominada de epicárdio). Geralmente, esta camada gordurosa aumenta com o passar dos anos, e pode variar de espessura e localização de paciente para paciente. Mas, esta camada gordurosa não se relaciona com as artérias coronárias, por onde corre o sangue que nutre o coração.

Agora, um novo estudo publicado esta semana na revista Circulation, uma publicação da American Heart Association, buscou comparar a expressão de mediadores inflamatórios na gordura do tecido subcutâneo (abaixo da pele) e do epicárdio de pacientes com doenças coronarianas. É sabido que o tecido adiposo tem função endócrina, podendo participar da cascata de reações do processo inflamatório que causa lesões no sistema coronariano.

Após analisar o comportamento dos dois tecidos, os autores concluíram que, além de participar da liberação de diversos mediadores inflamatórios, o tecido adiposo na região do epicárdio não é alcançado pelos métodos diagnósticos e terapêuticos atuais, ou seja, não se tem como quantificar a sua magnitude e variação de pessoa para pessoa.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários