Notícias de saúde

FDA alerta médicos acerca de problemas com stent coronário

31 de Outubro de 2003 (Bibliomed). O Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos alertou os médicos acerca de possíveis efeitos adversos relacionados com o stent coronário produzido pela Cordis Corporation, denominado Cypher Coronary Stent. O FDA publicou o comunicado ontem em seu website.

Segundo o FDA, já ocorreram mais de 290 casos de tromboses (coágulos sangüíneos) em pacientes que receberam o Cypher Stent, e mais de 60 mortes foram associadas ao seu uso. Ocorreram ainda cerca de 50 casos de reação que poderia ser considerada como alérgica.

O Cypher stent é um dispositivo de uma nova geração de stents embebidos em medicamento (sirolimus), que, em estudos clínicos realizados até o momento, mostrou resultados extremamente animadores com o seu uso, bem superiores aos stents coronários convencionais usados até então.

Até que o problema seja melhor esclarecido, o FDA está encorajando os médicos a seguir as instruções para o uso deste tipo de stent, e orientando a que todos fiquem alertas para possíveis casos de hiperssenbilidade. E está solictanto à Cordis que realize um estudo clínico adicional pós-implante com 2.000 pacientes.

O alerta do FDA pode ser encontrado em http://www.fda.gov/cdrh/safety/cypher.html.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários