Notícias de saúde

Terapia em grupo pode ser útil para crianças que presenciaram fatos violentos

08 de Agosto de 2003 (Bibliomed). Na última década ocorreu uma conscientização acerca da situação de crianças testemunhando ou sendo vítimas de violência. Um grande número de crianças nos Estados Unidos experimenta tal violência, e um número até mesmo maior pode apresentar sintomas de angústia depois de testemunhar violência dirigida a outras pessoas. A violência afeta todos os grupos raciais, étnicos, e sócio-econômicos, mas pesa de modo desproporcional nas populações pobres e minoritárias.

As crianças expostas à violência podem apresentar sintomas de distúrbio de estresse pós-traumático (DEPT) e outras seqüelas psicológicas e comportamentais adversas . Até o momento nenhum estudo randomizado controlado havia sido realizado para avaliar a eficácia das intervenções psicológicas nestas crianças.

Um novo estudo avaliou o tratamento efetuado em alunos da sexta série na cidade de Los Angeles, e que haviam sido expostos à violência, além de apresentarem sinais de distúrbio de estresse pós-traumático. O estudo, publicado esta semana na revista JAMA, demonstrou que uma terapia de grupo padronizada de 10 sessões pode diminuir significativamente os sintomas de DEPT e de depressão em estudantes que são expostos a violência.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários