Notícias de saúde

Relação entre a presença do HPV e o câncer do colo do útero é pouco conhecida

06 de Agosto de 2003 (Bibliomed). Quase todas mulheres com câncer cervical são portadoras do HPV, que também é o fator causal das verrugas genitais; estas são o sinal mais facilmente reconhecido de uma infecção pelo HPV. O papilomavirus humano (HPV) está ligado a aproximadamente 95 por cento dos casos de câncer cervical e é um das causas mais comuns de doença sexualmente transmitida em todo o mundo.

Muitas mulheres, entretanto, não tem conhecimento de que um vírus é a causa principal do câncer cervical ou de que as pílulas de controle da natalidade não oferecem nenhuma proteção contra ele, de acordo com uma pesquisa divulgada esta semana.

Menos de um terço de das 1.032 mulheres com idade média de 30 anos e que responderam a uma pesquisa em uma clínica de Londres tinham ouvido falar do HPV. Menos da metade das que conheciam o HPV sabiam de sua relação com o câncer.

Segundo os autores desta pesquisa, publicada esta semana na revista Sexually Transmitted Infections a educação pública é urgentemente necessária para informar acerca desta relação entre o HPV e o câncer cervical.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários