Notícias de saúde

Índia quer usar transgênicos em escolas

13 de Junho de 2003 (Bibliomed). O governo da Índia deve aprovar nos próximos seis meses o cultivo para fins comerciais de uma batata transgênica que contém nutrientes ausentes nas dietas das populações mais pobres. Essa batata será distribuída gratuitamente para milhões de crianças pobres em escolas públicas para tentar reduzir o problema da desnutrição no país. “Tem havido grande preocupação de que a desnutrição, a deficiência de vitamina A e a deficiência de proteína seriam as causas da cegueira. Esta é uma preocupação global, particularmente nos países em desenvolvimento”, disse a chefe do departamento de Biotecnologia do governo indiano, Manju Sharma.

A iniciativa é polêmica e vem sendo considerada pelos críticos arriscada e ingênua. “O que esse país precisa – e tem em abundância – são grãos, como grão de bico, ervilha, lentilha e feijão. Esses alimentos contêm de 20% a 26% de proteína. A batata de que eles estão falando tem 2,5% de proteína”, defendeu o doutor Devinder Sharma, que acredita que a batata transgênica não passa de um golpe publicitário para promover alimentos modificados geneticamente na Índia.

Alguns ambientalistas também dizem que as empresas de biotecnologia talvez tenham exagerado nas vantagens oferecidas por lavouras transgênicas. “O potencial para a tecnologia tem de ser avaliado em termos do que está sendo oferecido. Se é a única forma de se alcançar um resultado, então tudo bem. Mas se eu posso controlar pragas fazendo cultivos alternados, não faz sentido introduzir genes permanentemente para produzir toxinas na minha biodiversidade e permitir a contaminação de outras lavouras”, disse a ambientalista Vandana Shiva.

O projeto também tem defensores. “Vemos isso como uma tecnologia para o futuro, porque o que a Índia realmente precisa é alimentar sua população crescente”, disse o executivo-chefe da Dupont, Balvinder Singh Khalsi. Para ele, a novidade será aceita, assim como aconteceu com o algodão transgênico, introduzido na Índia no ano passado. Houve polêmica na época, mas ele se espalhou rapidamente entre os fazendeiros do país. “Uma vez que os transgênicos sejam introduzidos em outras lavouras e as pessoas comecem a ver seus benefícios, nós acreditamos que essa tecnologia vai ser aceita pelos fazendeiros e a população como um todo”, avaliou.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários