Notícias de saúde

Funasa divulga balanço preliminar da Campanha de Vacinação do Idoso

16 de Abril de 2003 (Bibliomed). Mais de 2,1 milhões de pessoas foram imunizadas no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, o que corresponde a 14% das 15 milhões de pessoas com idade acima dos 60 anos. A meta em 2003 é imunizar 10,5 milhões de idosos (70% do público-alvo) até 30 de abril, último dia da campanha.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está confiante de que esta meta será superada, já que o balanço parcial do início da campanha deste ano revelou um aumento de 38,8% na freqüência verificada nas unidades de vacinação, comparada com os dados preliminares de 2002, quando pouco mais de 1,5 milhão de idosos se vacinaram no primeiro dia. O próximo balanço parcial será divulgado na sexta-feira e o resultado final da campanha será conhecido no dia de 13 de junho.

A vacina contra a influenza diminui o risco de contrair a gripe em 90% dos casos e contribui ainda para a diminuição das internações hospitalares por problemas respiratórios. Raramente ela provoca reações, como uma leve dor e pequena vermelhidão no local da aplicação, febre baixa, mal-estar e dor no corpo, sintomas que desaparecem entre 24 e 48 horas.

Todas as pessoas com 60 anos ou mais devem tomar a vacina para evitar as complicações decorrentes da gripe. A vacina só não é indicada para pessoas que tenham alergia à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate), portadores de doenças neurológicas ativas e indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré, doença que causa dores musculares e dificuldade respiratória.

Além da vacina contra a gripe, os idosos encontram nos 55,6 mil postos de saúde de todo o país vacinas contra o tétano e difteria. A prevenção contra a febre amarela também está sendo feita nas áreas onde há a transmissão da doença, tais como as regiões Norte e Centro-Oeste.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários