Notícias de saúde

Brasil está em alerta contra pneumonia atípica que assusta o mundo

21 de Março de 2003 (Bibliomed). As secretarias estaduais e municipais de Saúde já foram alertadas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a necessidade de adoção de medidas que identifiquem precocemente qualquer caso suspeito de pneumonia atípica no Brasil. Apesar de não haver casos da doença nem ocorrência de caso suspeito no país, o estado de alerta é justificável. Entre os dias 16 de fevereiro e 19 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou 264 casos suspeitos e prováveis da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS) na China, Hong Kong, Vietnam, Tailândia, Singapura, Filipinas, Indonésia e Canadá, com nove óbitos.

O Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi/Funasa) distribuiu uma nota técnica para todas as secretarias estaduais de saúde alertando sobre os riscos da doença e orientando os profissionais de saúde a permanecerem atentos ao surgimento de casos com os sintomas identificados em países da Ásia e no Canadá. Os sintomas da doença são febre acima de 38ºC, acompanhada de uma ou mais das seguintes situações: tosse, fadiga, dificuldade para respirar, contato íntimo com pacientes com SRAS e viagem para as zonas afetadas nos últimos 10 dias.

A transmissão mais provável da doença é a direta, através do contato íntimo com os portadores da doença. A resposta aos antibióticos e aos antivirais não tem sido satisfatória e os casos estão concentrados em adultos, incluindo pessoas de equipes médicas que prestaram assistência a alguns pacientes. Os pacientes com suspeita da doença devem ser submetidos a isolamento respiratório e barreiras respiratórias estritas devem ser estabelecidas para os trabalhadores das equipes de assistência médica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também foi acionada para divulgar alertas nos principais aeroportos do país, que recebem vôos procedentes das regiões com ocorrência de SRAS para que os passageiros que apresentem sintomas suspeitos da doença procurem imediatamente os serviços de saúde.

Os interessados podem encontrar no site www.funasa.gov.br informações atualizadas sobre a doença. Qualquer suspeita deve ser notificada imediatamente ao Cenepi, pelo telefone (61) 314-6533, pelo e-mail gripe@funasa.gov.br ou pelo fax (61) 226-6682.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários