Notícias de saúde

Xarope intensifica absorção de cálcio pelo organismo

12 de Fevereiro de 2003 (Bibliomed). Pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp) desenvolveram um xarope derivado da lactose (açúcar) do leite capaz de intensificar a absorção de cálcio pelo organismo – o que ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose em idosos – e de induzir a formação de bactérias lácteas no intestino – o que melhora a absorção de nutrientes, a produção de vitaminas e o combate de bactérias intestinais que provocam diarréia em crianças. O próximo passo é desenvolver tecnologia para colocar esse xarope em produtos lácteos, especialmente iogurtes.

As moléculas da lactose foram quebradas e unidas novamente em um novo arranjo pela ação da lactase (enzima). Essa é a novidade da pesquisa. Ao invés de apenas glucose e galactose, duas substâncias que são sintetizadas quando essa reação ocorre normalmente no organismo, a enzima acabou fazendo surgir uma terceira substância, um carboidrato chamado galactooligosacarídeo. Isso foi possível graças à lactase obtida por processo biotecnológico, por meio do fungo Scopulariopsis, que é capaz de produzir uma altíssima concentração dessa enzima. “Não é muito comum nas espécies de fungo achar atividades tão elevadas quanto essa que a gente encontrou”, disse a pesquisadora Gláucia Pastore, do Laboratório de Bioaromas da FEA, que orienta a tese de doutorado da pesquisadora Mareci Mendes de Almeida. “A boa novidade é o fato dessa enzima fazer a reação inversa e sintetizar coisas novas”, afirmou.

Segundo a cientista, o galactooligosacarídeo obtido na FEA é bastante diferente da substância patenteada no Japão pela Yakult. A diferença está na enzima e no processo de produção, “caríssimo e sem similar no mundo”.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários