Notícias de saúde

Nutricionista recomenda cuidado no consumo de espinafre

Belo Horizonte, 31 de Julho de 2001 (eHealthLA). Pessoas que restringem o consumo de alimentos como carnes e derivados do leite e esperam encontrar nos vegetais uma fonte alternativa para a reposição das proteínas e minerais devem ficar atentas.

Embora as hortaliças verde-escuras como brócolis, espinafre, folhas de couve e couve-flor, etc, sejam algumas das fontes mais consumidas e apresentem boa quantidade de cálcio e ferro, isso não significa que os minerais desses alimentos estejam completamente disponíveis para serem absorvidos e aproveitados pelo organismo.

Além disso, a presença de substâncias tóxicas ou antinutricionais nesses vegetais pode impedir a absorção dos nutrientes como também causar efeitos tóxicos.

O alerta é feito pela doutora Jocelem Mastrodi Salgado, professora de Nutrição da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo.

Segundo ela, dentre os elementos antinutricionais presentes nos vegetais folhosos destacam-se o ácido fítico e o ácido oxálico, presentes em grande quantidade no espinafre.

Essas duas substâncias têm capacidade de se ligar aos minerais, impedindo a absorção de cálcio e ferro pelo organismo.

Por isso, deve-se tomar cuidado principalmente com a ingestão do espinafre, um dos alimentos vegetais que mais contém ferro e cálcio.

Estudos mostram que o ácido oxálico do espinafre, além de impedir a absorção dos minerais presentes na própria folha, pode interferir na absorção do cálcio presente em outras fontes de alimento, como leite e seus derivados.

Outra grande preocupação da pesquisadora tem a ver com o possível efeito tóxico que a ingestão de grandes quantidades dos fatores antinutricionais da planta pode causar.

Resultados de algumas pesquisas feitas com o produto indicaram que a folha do espinafre apresenta altos índices de ácido fítico e oxálico em relação às demais folhosas. Como conseqüência desse fato, animais alimentados com a folha do espinafre morreram na primeira semana.

“Os resultados de diversas pesquisas nos levam a acreditar que o consumo de espinafre deve ser substituído por outros vegetais folhosos, já que os efeitos proporcionados pela ingestão das substâncias antinutricionais presentes na folha podem ser prejudiciais à absorção de nutrientes, além de poderem causar problemas tóxicos”.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários