Notícias de saúde

Exercícios Beneficiam Idosos Hospitalizados

NOVA YORK (Reuters Health) - Descobertas de um novo estudo, que vem se somar a evidência de que os exercícios melhoram a saúde em qualquer idade, demonstram que mesmo pacientes idosos hospitalizados podem se beneficiar de atividades físicas simples.

Em um estudo com 300 pacientes idosos hospitalizados, cientistas descobriram que um regime de exercícios leves no hospital deixou pacientes mais bem preparados para atividades diárias quando eles voltaram para casa.

As descobertas de Hilary Siebens, do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, Califórnia, e sua equipe, estão publicadas na edição de dezembro de Journal of the American Geriatrics Society.

Um mês após receberem alta, os pacientes que se exercitaram estavam mais bem preparados para realizar tarefas diárias como ir às compras, cozinhar ou realizar trabalhos de casa, do que pacientes inativos.

Os participantes do estudo, com 70 anos ou mais, foram separados em dois grupos. Um deles recebeu cuidado hospitalar padrão, enquanto que o outro também foi acompanhado em um plano de exercícios supervisionado.

O grupo que praticou exercícios caminhou e desenvolveu atividades para aumentar sua força e flexibilidade e foi incentivado a continuar com os exercícios depois de voltar para casa.

Durante o estudo, os pesquisadores acreditavam que o plano de exercícios poderia reduzir a estadia dos pacientes no hospital. Isso não aconteceu -- e a saúde geral dos pacientes também não melhorou. Mas, um mês depois de deixarem o hospital, os pacientes no programa de exercícios estavam se saindo significativamente melhor em atividades diárias do que aqueles que não participaram do plano. Siebens e sua equipe afirmam que a descoberta é "encorajadora".

Também é promissor o fato de que 28 por cento dos pacientes decidiram continuar praticando exercícios após deixarem o hospital e nenhum dos que praticaram exercícios sofreu lesões, destacam os pesquisadores. A pesquisadora e sua equipe concluem que mais estudos devem avaliar a prática de exercícios simples como parte da rotina do cuidado hospitalar para idosos.

Os cientistas acrescentam que essas atividades podem prevenir alguns dos enfraquecimentos físicos que ocorrem em função do paciente ficar confinado no leito por um período prolongado.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários