Notícias de saúde

Nova vacina contra HPV tem bom resultado inicial

21 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Resultados iniciais de um estudo mostram que uma nova vacina experimental é 100 por cento eficaz contra o vírus que causa o câncer cervical uterino, o HPV (vírus do papiloma humano). Aproximadamente 20 por cento dos adultos se infectam com o papilomavirus humano tipo 16 (HPV-16). Embora a maioria das infecções sejam benignas, algumas evoluem para o câncer ano-genital. Uma nova vacina que reduz a incidência da infecção por HPV-16 pode levar a importantes benefícios de saúde pública.

Em um estudo duplo cego publicado na revista The New England Journal of Medicine nesta quinta feira, pesquisadores de diversos centros médicos americanos avaliaram 2392 mulheres jovens, entre os 16 e 23 anos, randomizadas para receber um medicamento placebo (sem efeito) ou uma vacina de partículas virais.

As mulheres foram seguidas por um tempo médio de 17,4 meses. Após este período, pesquisou-se a incidência de infecção persistente por HPV-16, e que foi de 3.8 por 100 mulheres-anos sob risco no grupo de placebo e 0 por 100 mulheres-anos sob risco no grupo de vacina.

Não se sabe exatamente por quanto tempo a proteção contra o HPV poderia durar. Mesmo assim os investigadores dizem que uma vacina talvez possa chegar ao mercado dentro de aproximadamente cinco anos.

Fonte: The New England Journal of Medicine http://content.nejm.org/cgi/content/full/347/21/1645

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários