Notícias de saúde

Não ocorre comportamento sexual de risco após vacinação contra o HPV

28 de março de 2014 (Bibliomed). Preocupações têm sido levantadas de que a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) poderia levar a percepções de risco alteradas e um aumento de comportamentos sexuais de risco entre adolescentes. 

Um estudo recentemente publicado na revista médica Pediatrics avaliou se a percepção de risco dos adolescentes após a primeira dose da vacina previu comportamentos sexuais posteriores.

Na pesquisa, entre todos os participantes sexualmente inexperientes (42,5%), a percepção de risco inicial não foi associada com a iniciação sexual subsequente; nas análises estratificadas por idade, apenas algumas meninas de 16 a 21 anos de idade que relataram menor percepção de risco para outras DST (uma percepção inadequada) foram menos propensas a iniciar o sexo (odds ratio [OR] 0,13, 95% intervalo de confiança [IC] 0,03-0,69). Entre todos os participantes com experiência sexual (57,5%), a percepção de risco inicial não foi associada com o número subsequente de parceiros sexuais ou uso de preservativos.

Portanto, as percepções de risco após a vacinação contra HPV não foram associadas com os comportamentos sexuais mais arriscados ao longo de 6 meses subsequentes, nesta amostra estudada.

Fonte: PEDIATRICS Vol. 133 Nº3; 1 de março de 2014 pp 404 -411.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários