Notícias de saúde

Sábado é Dia Nacional de Combate à Dengue

21 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Para diminuir o aparecimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar a repetição dos 740 mil casos de dengue e das 134 mortes registradas no Brasil neste ano, o Ministério da Saúde e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) estão apostando na mobilização da população no Dia Nacional de Combate à Dengue – Dia D, que será comemorado no próximo sábado com diversas ações em todo o país. A meta das autoridades de saúde para 2003 é não deixar o número de casos ultrapassar a 370 mil em todo o país.

O Ministério da Saúde está disponibilizando mais de 1 bilhão de reais para ajudar no combate à dengue e entregará 1,4 mil veículos e 1 mil máquinas de pulverização de inseticida. “Em 2002, antecipamos o planejamento e a liberação de recursos e tivemos uma organização muito mais eficiente do que em 2001. A expectativa é que tenhamos uma redução de 50% na incidência da doença, mas é claro que algum Estado ou município pode ficar muito abaixo ou muito acima dessa meta”, disse o ministro da Saúde, Barjas Negri.

A conscientização da população em geral é fundamental para combater a doença. "A mobilização de março com milhares de pessoas ajudou a fazer com que não tivéssemos uma situação ainda mais grave. É difícil acabar com a dengue. Nenhum país do mundo tem o controle efetivo dela. Não se consegue erradicar, tem que fazer um trabalho de convivência permanente", acrescentou.

A dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, que deposita seus ovos em reservatórios de água limpa e parada, como pratos de vasos de planta, garrafas e pneus velhos. Com as chuvas e as altas temperaturas do verão, o mosquito encontra seu habitat perfeito para reprodução. Os sintomas mais comuns da doença são febre, dores de cabeça e no corpo. Nos casos mais graves de dengue hemorrágica a expectativa de sobrevivência é mínima.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários