Notícias de saúde

Abeso lança selo de qualidade no Dia Nacional do Combate à Obesidade

15 de Outubro de 2002 (Bibliomed). Light, diet, low, free... Para ajudar o consumidor a entender o que esses termos realmente significam, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia & Metabologia (SBEM), lançou o selo “Amigos da Saúde”, no Dia Nacional de Combate à Obesidade, comemorado em 11 de outubro. O selo de qualidade vai auxiliar o consumidor a identificar produtos que atendam à regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e servirá até mesmo como indicador no tratamento, na medida em que indicará se o produto previne fatores de risco cardiovasculares e obesidade.

“Acredito que o selo de qualidade Abeso/SBEM terá uma importante função no mercado alimentício brasileiro, já que hoje são oferecidos um número cada vez maior de produtos com propriedades nutricionais relativas ao seu valor energético e ou a seu conteúdo de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras alimentares, vitaminas e ou minerais. E muitos se utilizam de termos – light, diet, low, free, etc - que podem levar à interpretação errônea do consumidor em relação a sua utilidade em programas dietéticos que visam a perda de peso”, avaliou Dr. Márcio Mancini, Presidente da Abeso.

As indústrias alimentícias que quiserem receber o selo, terão seus produtos analisados por laboratórios indicados pela Abeso. Somente se forem considerados adequados ao uso de pessoas obesas ou com preocupação na prevenção do desenvolvimento de sobrepeso e/ou dos fatores de risco cardiovasculares, receberão o selo “Amigos da Saúde”. No caso de não serem aprovados, a Abeso indicará as mudanças necessárias para que obtenham o selo de qualidade.

A classificação recebida poderá ser: “Reduzido em Calorias”; “Baixo Teor Calórico”; “Não Contém Calorias”; “Reduzido em Gordura”; “Baixo Teor de Gordura”; “Não Contém Gordura”; “Reduzido em Gordura Saturada”; Baixo Teor de Gordura Saturada”; “Não Contém Gordura Saturada”; “Reduzido em Colesterol”; “Baixo Teor de Colesterol”; “Não Contém Colesterol”; “Reduzido em Açúcar”; “Reduzido em Açúcar – Alimento Sem Redução de Calorias”; Baixo Teor de Açúcar”; “Baixo Teor de Açúcar – Alimento sem Redução de Calorias”; “Não Contém Açúcar”; “Não Contém Açúcar – Alimento sem Redução de Calorias; “Sem Adição de Açúcar”; “Sem Adição de Açúcar – Alimento sem Redução de Calorias”; “Aumentado em Fibras”; “Fonte de Fibras”; “Rico em Fibras”.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários