Notícias de saúde

Brasil: Programa de Combate à Obesidade é Prioridade nos EUA

São Paulo, 10 de Janeiro de 2001(eHLA>. O Governo americano anunciou esta semana um plano nacional para combate à epidemia de obesidade no país. O médico David Satcher, equivalente ao ministro da Saúde, instituiu medidas preliminares para lutar contra o problema que custa à economia norte-americana mais de 100 bilhões de dólares por ano em tratamentos de saúde e custos relacionados. O plano de um ano de duração deve integrar escolas, locais de trabalho e clínicas de saúde.

Conforme o Centro Nacional para Estatísticas em Saúde, mais de 60% dos adultos norte-americanos com mais de 20 anos de idade estavam acima do peso ou eram clinicamente obesos em 1999. As taxas aumentaram mais que o dobro desde 1980. Como muitos norte-americanos estão ingerindo menos calorias por dia nos últimos anos, muitos especialistas atribuem o aumento da obesidade a uma dieta excessivamente calórica, rica em gorduras e redução da atividade física.

Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO), o índice de obesidade e excesso de peso no Brasil gira em torno de 40 por cento da população. De acordo com a vice-presidente da ABESO, Dra. Jucinéia Oliveira, é fundamental a prevenção do excesso de gordura no organismo humano. "O tratamento da obesidade é complicado porque um grande número de pacientes faz dieta, emagrece e depois volta a ganhar peso. Portanto, o mais importante é não chegar a ficar obeso, é prevenir. E, para isso, é necessário educar", afirma a médica.

Ela diz ainda que, desde sua fundação, a ABESO sempre esteve muito voltada para o tratamento da obesidade. Em seguida, focalizou a prevenção e está agora engajada na educação. “O Programa ABESO de Educação para o Peso Saudável surgiu após a constatação da necessidade de uma educação alimentar e da prática de exercícios físicos para os portadores da obesidade, problema que já atinge grande parte da população mundial”, completa Jucinéia. A obesidade aumenta o risco de problemas graves como doença cardíaca, diabete, artrite e alguns tipos de câncer.

Outras informações no site da Abeso:( www.abeso.org.br).

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários