Notícias de saúde

Cerca de 40% dos brasileiros está acima do peso

02 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Estar acima do peso não é apenas um problema estético. A obesidade é uma doença que traz complicações diversas para os pacientes, como diabetes, hipertensão arterial, aumento de colesterol ruim e triglicérides, além de disfunções sociais e psicológicas.

Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), cerca de 40% da população brasileira está acima do peso ideal, sendo que 13% das mulheres e 8% dos homens são obesos. “Na faixa etária dos 50 a 60 anos, os índices de sobrepeso no país sobem para 60%” ressaltou Márcio Mancini, presidente da Abeso. Com esses números, o Brasil passa a ocupar o sexto lugar no ranking mundial da balança.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Abeso apontou uma curiosidade: nos últimos cinco anos, o excesso de peso vem aumentando entre mulheres de baixa renda do Nordeste do país e diminuindo entre mulheres de alta renda do Sudeste.

A nutricionista Ana Maria Lottenberg, que fez parte do trabalho, explicou que isso vem acontecendo porque, por um lado, as mulheres pobres vêm substituindo cada vez mais o arroz e o feijão por alimentos industrializados, como enlatados e refrigerantes, enquanto as mulheres ricas vêm se preocupando mais com o peso, por causa de questões estéticas.

A nutricionista dá a receita: independente da idade e do peso em que a pessoa se encontra, todas as pessoas devem praticar bastante exercício físico e cuidar da alimentação, dando preferência a frutas, legumes, hortaliças e comidas com pouca gordura.

Todas essas questões vêm sendo discutidas por médicos e profissionais da saúde que lidam no dia-a-dia com pacientes obesos, em todo o país, no “Projeto Brasil Saudável - Aspectos Práticos do Tratamento do Excesso de Peso”.

Trata-se de palestras itinerantes que vêm sendo realizada em diversas capitais do país, como São Paulo, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte, com a intenção de formar multiplicadores.

Nos Estados Unidos, mais da metade da população adulta está acima do peso, sendo que 1/4 (cerca de 50 milhões de pessoas) é considerada obesa. A obesidade tornou-se uma questão tão importante que o senado norte-americano deve introduzir uma lei que destina mais verba governamental para educar o público sobre os perigos dos quilinhos a mais.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários