Notícias de saúde

Suspenso medicamento para tratamento de distúrbios do comportamento

26 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Está suspensa a venda e o uso do lote 201277 Neuleptil Pediátrico Gotas 1%, conforme Resolução - RE nº 1540 de 19 de agosto de 2002, fabricado pelo laboratório Aventis Pharma, localizado na capital paulista.

O lote em questão está com conta-gotas inadequado que pode levar o paciente à superdosagem do medicamento e a desenvolver efeitos colaterais no Sistema Nervoso Central.

A própria empresa identificou o problema no medicamento e comunicou o fato à Agência. O produto é utilizado para controlar sintomas de distúrbios de comportamento, como autismo, irritabilidade, agressividade, entre outros. A Aventis também já iniciou o recolhimento do produto em todo país.

A suspensão da venda deve ser imediata e cabe às vigilâncias sanitárias locais a fiscalização em pontos de venda e unidades de saúde. O descumprimento da medida implica em aplicação de notificação e multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com a Lei 6.437/77.

Raio X - A Anvisa determinou também interdição, suspensão de venda e fabricação de todos os produtos da empresa carioca STJR Equipamentos Médicos Hospitalares, de Duque de Caxias. Uma fiscalização de rotina da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro constatou que o laboratório funcionava irregularmente e que não tinha registro de nenhum de seus produtos. A STJR fabricava peças e ampolas de raio X. Ela deverá comprovar para a Anvisa que recolheu todos os produtos do mercado.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários