Notícias de saúde

Anvisa disponibiliza cartilha sobre Medicamentos Genéricos

20 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Política de genéricos e informação – não apenas sobre preço, mas também sobre uso racional e qualidade dos medicamentos – são as alternativas sobre a regulação dos medicamentos de maior impacto diante da população. Essa foi a conclusão de especialistas convocados pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), que se reuniram recentemente em Brasília para analisar o impacto potencial de diferentes alternativas sobre a regulação dos medicamentos.

Apoiada nesses resultados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está disponibilizando uma Cartilha de Medicamentos Genéricos, com informações básicas quanto a diversos aspectos no Brasil, como o registro, a produção, a distribuição, a prescrição, a concessão, o consumo e o papel dos médicos, dos farmacêuticos, dos laboratórios e do Governo. A cartilha pode ser consultada no endereço eletrônico www.anvisa.gov.br/mercado/regula/genericos_cartilha.

A intenção é fazer chegar esses esclarecimentos ao maior número possível de pessoas. A Anvisa ressaltou em seu site que o êxito da política será tão maior quanto mais esclarecida estiver a população, que deve atuar de forma consciente e ativa na defesa dos princípios da cidadania. "O conhecimento desta cartilha por parte da sociedade auxilia na construção de um mercado de medicamentos competitivo, com preços acessíveis e qualidade assegurada. Conhecendo seus direitos, o consumidor terá mais respaldo para exigí-los", complementou.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários