Notícias de saúde

Câncer de tireóide chega a 95% de cura

12 de Julho de 2002 (Bibliomed). Cerca de 17 mil novos casos de câncer de tireóide são registrados a cada anos pela Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos, mas os índices de cura da doença chegam a 95% quando o diagnóstico é precoce e o tratamento bem conduzido. Em geral, o câncer de tireóide se apresenta na forma de nódulo ou caroço e, quando a biópsia é positiva ou aponta suspeita de câncer, é necessário fazer uma cirurgia para a remoção total da tireóide (tireoidectomia). A cirurgia não prejudica a qualidade de vida do paciente nem acarreta modificações estéticas importantes.

O tratamento exige uma abordagem multidisciplinar que, de acordo com o caso, pode envolver endocrinologista, cirurgião geral, oncologista e medicina nuclear. Raramente há a necessidade de radioterapia ou quimioterapia e a investigação com o iodo radioativo, feita no pós-operatório para pesquisar possível propagação do câncer, é praticamente isenta de efeitos colaterais, como náuseas, vômitos ou queda de cabelos.

O câncer é a doença da tireóide mais temida, apesar dos dois tipos mais comuns, que somados representam 90% dos casos, serem totalmente curáveis. Mas, a tireóide - glândula localizada no pescoço, que regula toda a atividade do corpo humano, determinando, por exemplo, a velocidade dos reflexos e os batimentos cardíacos - está sujeita a outras anomalias, como hipotireoidismo, hipertireoidismo, bócio difuso (papo) e bócio nodular (caroço), mais freqüentes em populações de baixa ingestão de iodo. Fadiga crônica, perda ou ganho de peso, esquecimento, irritabilidade, debilidade e depressão são alguns dos sintomas de doença da tireóide, que afetam cerca de 13 milhões de pessoas de todas as idades, apenas nos Estados Unidos, sendo que mais da metade permanece sem diagnóstico.

Os nódulos que surgem em jovens com menos de 20 anos e em adultos acima dos 60 anos merecem atenção especial, assim como em pessoas do sexo masculino. Uma tosse constante ou alteração na voz não esclarecida pelo otorrinolaringologista pode ser um sinal de doença tireoidiana.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários