Notícias de saúde

Terapia com micro-ondas pode substituir cirurgia no câncer de tireoide

07 de outubro de 2024 (Bibliomed). A ablação por micro-ondas, que usa calor para destruir tumores, tem como alvo mais eficaz os cânceres de tireoide em várias partes da glândula do que a cirurgia, indica estudo realizado na China-Japan Friendship Hospital, na China.

A terapia por micro-ondas teve taxas de sobrevivência livre de progressão semelhantes em comparação com a cirurgia, que envolve a remoção total ou parcial da tireoide. Também foi menos invasivo e causou menos efeitos colaterais do que a cirurgia.

Para o estudo, os pesquisadores trataram quase 700 pacientes com carcinoma papilífero de tireoide em estágio inicial, que é o tipo mais comum de câncer de tireoide. Em até 60% das vezes, o carcinoma papilífero de tireoide ocorre com tumores surgindo em dois ou mais locais diferentes na glândula tireoide.

Esses casos geralmente são tratados com cirurgia, mas a remoção parcial ou total da glândula pode afetar a qualidade de vida do paciente, pois pode ser necessário fazer reposição hormonal da tireoide pelo resto da vida, ou ainda ter efeitos colaterais, como rouquidão.

Os pesquisadores utilizaram terapia de micro-ondas para atingir com precisão os tumores em 229 pacientes com câncer de tireoide e depois comparou seus resultados com 453 pacientes submetidos à cirurgia.

As taxas de sobrevivência livre de progressão em cinco anos (o que significa que o tumor não reapareceu ou cresceu durante esse período) foram de 77% entre aqueles que foram submetidos à ablação por micro-ondas, em comparação com 83% para aqueles que foram submetidos à cirurgia.

No entanto, o procedimento por micro-ondas tinha maior probabilidade de preservar a função tireoidiana de uma pessoa, de modo que ela não precisaria fazer reposição hormonal durante toda a vida. Além disso, a terapia por micro-ondas resultou em menos perda de sangue, menor comprimento de incisão e tempos mais curtos durante o procedimento e durante a recuperação no hospital. Apenas a cirurgia causou rouquidão permanente ou níveis baixos de tireoide nos pacientes.

Fonte: Radiology. DOI: 10.1148/radiol.230459.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários